Cursos para gestantes

Já estou com 31 semanas de gestação e está batendo um sentimento meio estranho. Ao invés de me sentir mais e mais segura conforme o tempo passa, parece que todas as dúvidas começam a surgir no meio do caminho.
A primeira delas é: caramba, como vai ser o parto? Normal, natural, cesária? E se parasse por aí tudo bem, mas a sensação de que cada vez sei menos é maior.

Para terem ideia, já estou questionando se a minha GO é de fato a melhor escolha, devido à zilhões de pesquisas que fiz e dúvidas que tenho. Ah claro, também já não tenho certeza sobre qual hospital terei a bebê. Tudo isso parecia estar bem resolvido lá no começo da gestação, mas não. A cada dia, a lista de incertezas aumenta.

No começo, tudo parecia muito simples e óbvio. Faria o parto na maternidade referência em Campinas, só precisaria conhecer pessoalmente e me informar sobre valores para entender se optaria por quarto particular ou ficaria mesmo no convênio. Mas daí, li um blog sobre doulas, conversei com uma amiga sobre tipo de parto, conheci um local maravilhoso que possui cursos super esclarecedores sobre o momento tão especial e tudo o que concluí é que nada estava resolvido.

Apesar de bater um leve desespero, porque o tempo voa e faltam só 8 semanas (no melhor cenário), o único e melhor caminho é se informar. Fazer cursos, correr atrás de algumas leituras, buscar rede de apoio, ir em alguns grupos de discussão (se bem que agora devido aos feriados de Dezembro, tá todo mundo viajando) e claro, contar com o apoio de uma doula ou até mesmo, correr atrás para encontrar uma (rs).

E então, decidi compartilhar algumas dicas que têm sido muito valiosas pra mim nesse momento e me fortalecido – apesar de não ter ainda todas as respostas para as minhas dúvidas.
Então abaixo, alguns cursos que são um ótimo começo para esclarecer grande parte das dúvidas e nos acalmar um pouco.

  • GentleBirth – um workshop de 8 horas que basicamente nos abre as perspectivas para um parto positivo, calmo e com respeito para a mãe e o bebê. Além de explicar a fisiologia do parto, nos transmite uma segurança muito grande ao reforçar a todo momento que nosso corpo é muito inteligente e sabe exatamente o que deve ser feito no momento do parto, dá ferramentas para o acompanhante poder melhorar a experiência do parto junto à gestante e também técnicas de meditação e hipnose para auxiliar nas dores das contrações do parto. Fui com meu marido e foi enriquecedor. Tem um custo aproximado de R$ 550,00 (varia de acordo com a instrutora que dá o curso) e também conta com um APP que pode ser utilizado gratuitamente por 30 dias. Mais detalhes sobre o workshop aqui.
  • Casa Moara – situada no Brooklin em São Paulo, é um dos locais onde o gentebirth é ministrado. Um local super aconchegante e extremamente acolhedor. É um espaço de convivência para gestantes, que além de atendimento nas áreas GO, nutrição, pediatria, fisioterapia dentre outras muitas áreas, também possui diferentes cursos para futuras mamães e para aquelas que já tiveram o bebê. Tem curso de Preparação para o Parto, Pós Parto, Aleitamento, até Shantala que é massagem para bebês que proporciona inúmeros benefícios. Vale muito a pena conhecer! Visite o site da Casa Moara e se apaixone!
  • Cursos para Gestantes gratuitos – normalmente as maternidades também oferecem curso para as gestantes, que a priori pode parecer muito básico, mas para as mamães de primeira viagem deve ser extremamente útil (que é o meu caso). E todo conhecimento é válido não é mesmo? Ainda não realizei o curso para compartilhar minhas impressões, porém me inscrevi no curso da Maternidade de Campinas, e assim que fizer compartilho aqui o que achei. Basicamente, o conteúdo do curso engloba:
    – Orientação Social
    – Pré-Natal (Obstetra)
    – Assistência ao Parto (Enfermeira Obstetra)
    – Cuidados com o recém nascido (Pediatria)
    – Alojamento conjunto (Enfermagem)
    – Aleitamento Materno
    Para quem for da região de Campinas – SP, inscrições e mais informações sobre o curso aqui.
  • Espaço Mulheres Empoderadas – situado em Campinas -SP, o espaço oferece o curso ¨Estamos Grávidos¨ que tem a duração de 14 horas, com direito a levar um acompanhante. O Investimento é de R$710,00 e parece englobar todos os temas necessários para o momento do parto e pós-parto. Mais informações sobre o conteúdo e inscrições, aqui.
  • Casa Ângela – um centro de parto humanizado que além de oferecer o espaço para as gestantes de baixo risco fazerem o seu parto, é também um local com uma programação de cursos e eventos, além de possuir um grupo de acolhimento para gestantes. É uma casa de parto bem conhecida e recomendada por muitas mulheres, porém fica em São Paulo. Mais detalhes aqui.

Se tiverem mais dicas de espaços e cursos, comentem aqui! Será maravilhoso saber mais das experiências de vocês.

Em um próximo post, falarei sobre os livros que li e a lista que pretendo ler nas próximas semanas.
Beijooos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s